sexta-feira, 6 de março de 2009

Novas Opiniões

Estou brincando.
Brincando de fazer... poesia.
Brincado de ser.
Brincando... Só brincando!

Eu adoro essa coisa mutável e 'rica' que eu chamo de "opinião". É algo tão subjetivo, tão interessante.
Não vou dizer que me sinto confortável quando desconstroem certas opiniões minhas. Mas, não posso negar que parar para racionalizar sobre a informação nova me dá uma sensação boa. É claro que temos certos mecanismos de defesa quanto a receptividade da opinião nova, mas é horrível ser irredutível e apenas ignora-la.
Por isso adoro entrevistas em geral. Ler, ou, assistir entrevistas. Um dos meus programas favoritos de televisão (principalmente de canal aberto) é o Altas Horas, acho interessantíssimo. Já na tv a cabo, tenho a oportunidade de assistir 'minha' querida Marília Gabriela.
Eu acredito que aprendo muito, ganho novas informações quando leio/ouço o que o outro tem a dizer, suas experiências, suas opiniões e acabo por reformular o meu pensamento. Uns tempos atrás, eu estava assistindo uma entrevista do Zeca Camargo no Sempre um Papo (se não me engano) e ele falava sobre seu livro Novos Olhares, que são entrevistas derivadas de uma série homônima produzida para o Fantástico.
Desculpem o péssimo trocadilho, mas, o livro é FANTÁSTICO.
Essa série, que resultou no livro que eu li, trata de mostrar a nós uma nova idéia daquilo que costumamos ter uma opinião formada, um "preconceito". Trata de desmistificar certos pensamentos como o fato de vídeo game prejudicar jovens e crianças... Pelo contrário, segundo o que eu li e até parei para pensar, esse tipo de tecnologia ajuda a estimular o cérebro, o raciocínio.
O livro contém doze entrevistas sobre os seguintes temas: vida digital, memória e imaginação, arquitetura, educação dos filhos, minorias e direitos civis, religião, felicidade, meio ambiente, sexo, física, consumo e multiculturalismo. Em geral, assuntos que dão um ótimo debate.
Quando a série Novos Olhares passou na tv, eu perdi a 'oportunidade' de ver. Eu sou alienado por natureza (ou não!), com isso, não vejo jornal... Não assisto Fantástico, nem nada. Eu só fico sabendo do que acontece nessa sociedade pelo programa Saia Justa (minha ponte com o mundo). Acho péssimo isso, mas fazer o quê? Eu sou uma pessoa ocupada (rs), não tenho tanto tempo pra tv. Nem sempre meus horários batem com a programação certa... Daí, eu tento pescar as informações no piscar dos olhos, na medida do possível.

Um comentário:

Romulo Lacerda disse...

Só não vou ler seu blog todo pq tô bêbado sahushaushuahsuasa