domingo, 1 de junho de 2008

Faxina: Limpeza geral!

(de manhã)

Teve uma má impressão ao se ver no vídeo. L. sentia uma vulnerabilidade que ninguém mais conseguiria entender. Seus defeitos ali expostos, o deixava inseguro. Sabia que as pessoas poderiam não enteder direito, mas sua imagem ali na tela... era estranho, ridículo.

(lá pelas tantas)

Há dias aquele quarto estava caótico. Precisava ser organizado. As gavetas pediam por uma faxina e L. até então, ignorava o pedido. Movido pela força maior, seu grande pecado capital (preguiça), preferia não ouvir as lamúrias daquele lixo todo guardado nas gavetas. O desnecessário parecia importante o sufiente para permanecer ali guardado.
Com uma disposição quase espiritual, daquelas que uma entidade da "limpeza" tomara conta do seu corpo , pôs-se a tirar uma gaveta de cada vez e analisar bem o que deveria ir para o lixo e o que ainda era desnecessariamente importante. L. não era apegado com suas coisas, era realmente a preguiça, a displicência, que fazia com que tudo aquilo ficasse de lado e guardado.
Nas gavetas, memórias. Papéis e mais papéis, recados, esboços, idéias... Cartas que até então não foram entregadas por vergonha ou por falta de tempo, haviam perdido seus sentidos.
Fotos (paisagens, pessoas, emoção). Uma série de recordações. Livros, revistas, tudo aquilo que aguardava ansiosamente por aquele desleixado, necessitavam de um ar diferente, mudar de posição, irem para o lixo.
L. gostava de mudanças. Resolvera, depois de tirar o desnecessário, que iria inverter a ordem das gavetas na cómoda e aqueles ursinhos de pelúcia (retrato de um passado não tão distante), mudariam de porta no guarda-roupa e ficariam dispostos um do lado do outro, de forma bem simpática e se alguém abrisse a porta os veriam sem muita dificuldade.
Achara escritos antigos e ao som de "Seduzir", de Djavan, lia-os emocionado...

" Vou andar, vou voar para ver o mundo. Nem que eu bebesse o mar encheria o que eu tenho no fundo."

Depois daquela faxina, as gavetas estavam mais cheias do nada e de tudo mais que aquilo ali representava.

Nenhum comentário: