domingo, 26 de abril de 2009

O Zoológico de Tennenssee


Na revista Bravo! do mês de março, na coluna Máscara, Amanda Wingfield, personagem da peça O Zoológico de Vidro, incorporada em Cássia Kiss, deu uma entrevista falando de seu relacionamento um tanta quanto turbulento com seus filhos, Laura e Tom. Foi aí que começou o meu interesse pelo espetáculo, em cartaz, no Palácio das Artes, neste final de semana. E eu fui lá conferir.
O texto é de Tennensee Willians e dizem ser autobiográfico. Como a própria Cássia disse no final do espetáculo, é uma peça que valoriza o ator por sua profundidade.
A história gira em torno das preocupações exageradas de Amanda com seus filhos. Ela tem medo de sua filha se tornar uma solteirona e também não quer que seu filho passe o resto de sua vida trabalhando em um depósito, ganhando pouco dinheiro. Com isso, ela acaba sufocando seus filhos e causando muitos conflitos.
Quando acabou o espetáculo, Cássia Kiss avisou que no final de cada sessão, eles costumam ficar mais trinta minutos para discutir a peça com a platéia, lógico, com quem se interessar. E eu, é claro, fiquei para participar do "mine pocket debate". Foi super interessante ouvir os atores falarem do processo de criação e pesquisa e discutirem conosco sobre os temas que a peça retrata.
Está sendo tão interessante ter essas experiências com o teatro. Percebo que há uma nova dinâmica entre os atores e a platéia. Há um desejo de tirar a espectador da passividade e trazê-lo para realidade do espetáculo. Há um envolvimento maior com o público. Foi o mesmo com A Alma Boa de Setsuan, os personagens conversavam com a platéia antes da peça... Muito bacana.
Tudo isso está enriquecendo demais a minha "bagagem" artística. Espero, em breve, registrar a minha ida a outros espetáculos aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

eles conseguem!cativa e nos deixa em hipinose.Essa foi a minha sensação , por um segundo eu visualizei todos dentro de uma enorme caixa de vidro com seus conflitos e paixoes e amore entrelaçados.Basta ter uma boa peça , VERDADEIROS atores e sairemos do teatro apaixonados!!!
Beijos Clara

Anônimo disse...

adoroo esse blog!!!!!gosto de verdade! e vejo verdade!