sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Turma da Mônica Jovem



Recentemente, vi que Maurício de Sousa havia lançado a Turma da Mônica Jovem. Ou seja, os personagens, que conquistaram e ainda conquistam muitas crianças/jovens/adultos, cresceram.
Eu nunca fui de acompanhar tais revistinhas em quadrinho. Quando eu era criança, meu pai até comprava muitas para mim, da turma da Mônica, do Mickey e cia... Mas eu nunca lia, só foliava para ver as figuras. O que realmente me chamava a atenção, eram os Almanacões da Mônica porque sempre vinham com brincadeiras e figuras para colorir.
Voltando... Mas vi nos jornais que o autor tinha inovado, mudando a revista para um novo estilo, o mangá, e que abordaria temas mais ligados à adolescência. Enfim, achei interessante e resolvi comprar.
Li e achei bem interessante, legalzinho. Escrevi legal no diminutivo não no sentido pejorativo, dizendo que a edição não é tão legal, mas é que achei... legalzinho mesmo. Não sei expressar de outra forma. Maurício, parece que sou super íntimo, mudou o vocabulário da turma com as gírias: véi, acho um "barato", tô na área, 'xa ver, relaxa coroa, etc.
Vi um comentário no jornal, que o público não iria mudar muito, apesar de ser para jovens e eu concordo em termos. Pode ser que pessoas mais velhas se interessem, mas ainda achei bem infanto-juvenil. Na verdade, pode ser que eu tenha entendido errado essa questão de jovens, mas eu chamaria de jovem alguém até os seus vinte anos, no máximo. Mas pode ser que o público-alvo seja meninos de 13/14 anos, pré-adolescentes. Aí sim, acho que irá alcançar esses leitores.
Mas a história está bem legal, na edição de número 1, a turma descobre que o Capitão Feio saiu da cadeia e se tornou o "Poeira Negra", que está tentando libertar uma deusa de uma lenda japonesa. Então é isso, a "turminha", pelo menos pelo que percebi, terá missões ao longo da série e parece que vai ter algumas coisas parecidas com o desenho A Caverna do Dragão.
Eu gostei muito desse novo "mangá" e pretendo ler as próximas edições.

Nenhum comentário: