segunda-feira, 28 de julho de 2008

Terra de Ninguém


Bem vindo à terra de ninguém! É assim que me sinto, morando em um lugar que não há punições, que as pessoas não temem errar, porque sabem que não serão punidos. Assim caminha a humanidade, já dizia Lulu Santos.
Ando nas ruas, receioso porque posso ser assaltado a qualquer momento. Não quero entrar em detalhes do velho clichê de que agora a sociedade é que tem que se prender dentro de casa, porque os ladrões, assassinos, estes infratores da lei, estão soltos, livres. E que bonita palavra, não? Livres*!
Você se sente livre, ainda morando nesse mundo de impunidades? Eu não me sinto.
Tudo isso me entristece, sabe? Ver que as pessoas matam, roubam, aplicam golpes de tudo que for tipo. A lei da selva, isso sim, é o que a sociedade tem se assemelhado. Todos esses que não temem as leis, que alias, nem são compridas nesse país, se parecem com os predadores. Agem irracionalmente, só agem por instinto.
E é claro, que a culpa, na hora em que vão procurar de quem é, é sempre do governo. Eu acho ótimo isso. Porque ninguém está nem aí para ninguém e na hora de acusar, sempre vão acusar o outro, que a culpa é o modo de governo, que a corrupção começa é lá de cima, que é isso, que é aquilo. E eu não discordo, só acho que a culpa não é só de um governo, a culpa é de toda a sociedade.
Podem falar que esse meu papo aqui de "conscientização", de nada vale. Mas acredito que é aí que mora a solução. Se todos olhassem os erros que cometem. Se evitassem-os pelo menos. Talvez as coisas não estariam assim em um estado tão caótico.
As pessoas não tem mais o controle sobre si. Usam drogas, que pertubam o consciente... E tudo isso para quê? Acredito eu, é claro que não é a maioria, mas usam drogas muitas vezes para fugir da realidade que a própria vida apresenta. Na hora de procurarem um caminho bom, uma solução, se perdem no que eu diria que nem é mais "falta" e sim o "transtorno" de valores.
Ah essa sociedade doente. Às vezes fica difícil viver.

*Livre(s): Que não está sujeito a algum senhor; que tem o poder de decidir e de agir por si mesmo; que goza dos seus direitos civis e políticos; que não tem limites; imenso, infinito.

Estes são alguns significados para a palavra livre no dicionário Aurélio.

Nenhum comentário: