sexta-feira, 12 de junho de 2009

Uma proposta? Uma mudança!

Arranca um,
arranca dois,
arranca três e diga:

Três pratos de trigo para três tigres tristes.

- Rápido!

Não posso negar, eu adoro novela. Uns meses atrás eu andava com papo de que novela não é arte, ator que faz novela não é ator... Esse papo preconceituoso e tudo o mais.
A novela Caminho das Índias começou no início do ano eu a enchia de críticas. Passou uma semana, duas semanas: Essa Juliana Paes sempre faz o mesmo tipo de personagem, olha a cara dela. Passou três semanas: como ator, o Márcio Garcia é um bom apresentador.
Até que me vi elogiando atrizes como Débora Bloch, Letícia Sabatela e Totia Meireles... Tive que admitir: essa novela é boa. Gloria Perez, sem dúvida, é uma excelente escritora. A sua forma de abordar a sociedade brasileira, com seus problemas, com o seu povo e a maneira como ela contrapõe nossa cultura com a indiana é interessantíssima.
Eu poderia fazer milhões de post’s só para comentar os “dramas” que ela aborda na novela, sobretudo, há um que tem me chamado bastante atenção: a educação.
Já há algum tempo em que penso sobre a realidade em que vivemos, onde pais criam filhos sem limites, que acreditam serem donos do mundo, alunos desrespeitam professores, não levam a escola a sério... Eu acredito que a solução para muitos problemas sociais/políticos/econômicos de nosso país é a educação.
Um dia desses, meu professor de matemática pediu para levantarem a mão aqueles que gostariam de ser professor, se fosse uma profissão bem remunerada. E eu levantei, no ímpeto da ação, mas logo me lembrei o quanto esta profissão tem perdido sua dignidade, com as faltas de investimento do estado, na violência dentro das escolas e nos “filhinhos de papai” que soltam desaforos como: o que é que você está falando aí, eu é que pago seu salário!
Eu não vivi essa época, onde professor era, realmente, autoridade dentro da sala de aula, mas acredito que era uma boa fase. Mas hoje em dia, se os filhos não respeitam os pais, eles vão respeitar o professor? Educados dentro de casa, educados com o mundo. Está tudo ligado.
Apesar de todos problemas enfrentados tanto nas escolas públicas, quanto nas particulares, eu tenho a esperança de que haja uma mudança de mentalidade, ou melhor, uma conscientização. Principalmente quando vejo esse tema ser abordado em um veículo de informação tão acessível e assistido pelos brasileiros: a novela.
A educação pode fazer o Brasil progredir bastante, mas parece que nem todos pensam como eu.

Um comentário:

Tia Marta disse...

Filipe,
Ontem comentava com Paulinho sobre esta novela. Realmente temos que tirar o chapeu para a Glória Perez! Ela tem uma capacidade e visão sobre temas tão presentes no nosso dia a dia e também nos mostrar outras culturas, mesmo que seja de uma forma mais fantasiosa Nos faz buscar informações e aguçar a busca para mais conhecimento.
Se as pessoas que fazem televisão tivessem só um pouquinho de conscientização do poder que a televisão tem sobre toda população, muita coisa poderia ser mudada neste País.
E espero que esse tema sobre a educação tão bem abordado nesta novela e recebido por você desta maneira tão bonita e consciente é muito bom!
Beijos
Tia Marta