sexta-feira, 3 de julho de 2009

O belo (me) te encanta?!



Ela olhou-se no espelho e perguntou, meio apreensiva:

- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?

E o silêncio entre a pergunta e a resposta pareceu render uma eternidade.

Rostos bonitos, corpos exuberantes. O que é a beleza? Quem tem a beleza?

- Você tem pra vender?

- Não, está em falta.

Vende-se um modelo. META. Todos querem alcançar um ideal: um corpo perfeito, uma vida perfeita, um par perfeito...

- Iludidos.

A beleza não passa de busca pela organização, falou-me a professora. Segundo estudos, isso não passa de uma busca pela harmonia. Rostos bonitos são rostos simétricos.

Narciso apaixonou-se por seu reflexo na água: uma maldição. Sua pena? Morrer afogado. Mito, verdade.

Ando assim, meio narciso, meio eu. Eu demais. Há um mecanismo de defesa em tudo isso, voltar para si, para dentro. Proteção. A decepção será menor.

- É feio?

- O quê?

- Ser assim, meio narcisista.

- Claro que não, só não pode exagerar.

- Eu tenho ego grande demais, às vezes tenho de freia-lo.

- Tome cuidado.

A beleza é tão... Fugaz, as palavras se vão quando tenho que descrever o belo. O belo vai do momento, da situação, do vento (tempo):

Momento;

situação;

vento (tempo);

As palavras me faltam para descreve-lo. Suspiro! O belo me encanta, o belo te encanta?

- Ora me acho bonito, ora me acho feio. Ora me amo, ora me odeio.

- Normal.

- Não banalize meus sentimentos! Disse em tom de ameaça.


E o Espelho respondeu:

- Existe uma moça, Rainha. Seu nome é Branca de Neve. Ninguém jamais viu beleza com a dela.

- Não! Disse a Madrasta, atirando-se de encontro ao espelho.

Um comentário:

Kennedy Lucas disse...

Lembrei-me de uma música dos Porongas chamada "Espelho de Narciso".