sexta-feira, 22 de maio de 2009

Há um ano...



Há um ano resolvi fazer um novo blog para publicar meus textos. Seria uma forma de interagir com o outro, aquele a quem direciono a palavra. Eu escrevo porque gosto, do que gosto, mas eu espero que uma terceira pessoa leia.

Uma coisa que me questiono, ou, até mesmo, preocupo tanto é a minha escrita. Acredito ser um grande amador e a consciência de que cometo erros de coerência, ortografia e concordância me perturbam bastante. Escrever é prática e o blog está sendo uma escola para mim.

Aqui, pouco a pouco, eu estou descobrindo a minha escrita e criando uma maior intimidade com a palavra. Escrevo sobre o que me interessa, o meu mundo, o eu. O Meu Irritante Eu.

- Porque “irritante”?

Eu tenho um relacionamento bem melindroso comigo mesmo e, muitas vezes, não tenho paciência com minhas atitudes. Ora as acho bastante infantis, ora bastante idiotas. Não foge muito disso. Mas, ainda assim, o título desse blog me incomoda. IRRITA. Ele é grande demais e teve influência direta do programa “Irritando Fernanda Young”. Eu o suportei durante um ano, mas, seria demais leva-lo à frente.

Procuro dentro dele um nome, o próprio, eu pergunto:

- Qual é o seu nome?

- Qual é o seu nome? Um eco no oco!

No eco, um oco.

No oco, um eco choco, que choca (coca, caco, coco).

Um eco chocho, no oco.

Novo, no ovo oco.

No ovo, choca um choco.

Conversando com alguns amigos e comentando que gostaria de mudar o título do blog, eles falaram: para quê mudar, o nome é tão legal.

- Legal, será?

- É sim.

- Mas...

- Sem "mas"!

- Está bem, afinal... Quem não tem suas influências na vida?

- Um parente meu já dizia: nessa vida, nada se cria, tudo se copia.

- Pare com isso! Eu tenho uma eterna busca pelo novo. Pelo meu "novo" eu, aquele que eu ainda não descobri, mas que está guardado.

- Sim sim.

Está bem, um feliz aniversário para "Meu - já descoberto e desconhecido - Irritante Eu" e que ele tenha muitos anos de vida!

4 comentários:

Romulo Lacerda disse...

Eu não gostei nem um pouco de você ter trocado a foto do cabeçalho que EU FIZ COM TODO O CARINHO PRA VOCÊ! Sim, estou magoado. E, feliz aniversário "Meu Irritante Eu".

.hugo rocha. disse...

é imensamente delicioso à minha alma saber que, sempre que eu voltar aqui, seu texto estará um pouco melhor. o crescimento a cada post é inquestionável. a pausa entre os escritos gera saudade e ansiedade

o nome do blog já indica um conteúdo bom. e você não tem deixado a desejar. ler o "meu irritante eu" ao longo desse tempo é algo que nunca se tornou irritante para mim. ansioso pelos próximos anos, deixo meus parabéns!

Solange Maia disse...

Que lindo texto fez para seu Avô.
Gostei de ter vindo aqui e conhecido seu blog.
Muito bom.
E... seu irritante eu não me irritou nadinha...risos...
Parabéns !

Beijo,

Solange Maia

Quando puder visite meu “Eucaliptos” :

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Tia Marta disse...

Concordo com Hugo Rocha, é impressionante como a cada dia você cresce. E cria textos tão bonitos!!!
Prá você uma frase de "Manuel Bandeira" que acho cabe direitinho nesse seu modo de ser e ver o mundo.
"Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar"
Beijos
tia Marta