sábado, 6 de dezembro de 2008

Teatro



Bom, fiz minha última apresentação no teatro do NET. Conclui o curso de dois anos e foi uma experiência ótima para mim. Às vezes, quando eu começo a falar de teatro fica até chato para os outros, mas foi onde me encontrei literalmente. É o meu universo.
Teatro é arte. Onde eu posso expor minhas idéias, discutir em cima de textos, apresentar minhas idéias. Lida muito com a criatividade do ser humano e eu sou criativo.
Estou no começo de uma longa jornada. Ainda há muito o que ler e aprender. Ser ator não é um ofício fácil, tem de saber interpretar, usar a voz corretamente, ter um trabalho corporal muito grande também. E sem sombra de dúvidas, ler muito. Mas muito mesmo.
Eu falho nesse último quesito, acho que deveria ler mais, conhecer mais dramaturgos... Mas estou caminhando.
Quando comecei a fazer teatro, eu ainda era muito inseguro, tímido nem tanto... E não sei, mas no segundo período do NET, tive que trabalhar a construção de uma personagem, vi o quão profundo é o estudo das artes cênicas. Voltamos para nós mesmos, é quase um jogo de auto-análise. Foi aí que cresci muito como pessoa e perdi boa parte da minha insegurança também.
Participei de duas Oficinas voltadas para interpretação em televisão e cinema. Foi muito importante para mim. Na segunda que eu fiz, ouvi da diretora Gabriela Linhares a seguinte frase: O bom ator é aquele que se conhece. Isso fez com que eu refletisse bastante.
Conhecer a si mesmo. Tão profundo, tão denso, tão difícil...
Voltando à arte: Então, o teatro me proporciona uma sensação boa, é um veículo de informação. Através de textos eu posso plantar uma idéia na cabeça de um, ou, outro. Posso proporcionar momentos de pura reflexão, como posso também descontrair com uma boa comédia.
É esse o trabalho do ator, pelo meu ponto de vista... E como qualquer outra atuação no campo da arte, seja nas artes plásticas, música, ou escritores (poetas, romancistas, etc), não ser tão reconhecido pelos outros desanima um pouc. Mas isso não vai me tira o desejo de ser um artista.

2 comentários:

Romulo Lacerda disse...

Esqueceu de comentar que lá é uma bosta XXD
P.S.: eu ainda não li o post.

Romulo Lacerda disse...

Agora que li, realmente esqueceu de falar que é uma merda.